" De nada vale ter todo dinheiro do mundo se o importante está em nossos corações "
Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Igualdade ? !

Hoje estamos em uma quinta feira de calor razoável (30°c), e muita euforia no ar.
Por que euforia? Ahh sim, pelo jogo dramático de ontem do Inter , desde os 25 do primeiro tempo sem o principal jogador, e mesmo assim ganhando, de um time que não perdia em casa a 43 jogos, mas esse não é o assunto de hoje. Terça passada, começou o processo seletivo do ProUni, certamente não vou me precipitar de me inscrever tão cedo, primeiro vou decidir o que fazer e aonde fazer (A minha nota superou minhas expectativas). Fazendo a inscrição, me deparei com um assunto já muito debatido, que causou muitos conflitos no meio acadêmico no Brasil a certo tempo atrás, a questão das cotas. Eu havia pensado em escrever um post sobre mesmo, no dia seguinte a minha idéia, no Jornal Hoje teve uma reportagem sobre este mesmo assunto, o que reforçou meus argumentos e me privilegiou um campo mais amplo para opinar.Ocorreu-me o ‘Por que’ das cotas, seriam estudantes de etnia racial afro-descendentes, indígenas ou pardos dotados de menor inteligência para concorrer contra as outras etnias? No Brasil, não é possível favorecer uma etnia ou outra, pois é um país de miscigenação, o povo brasileiro é formado por descendentes de outros povos de todas as partes do mundo, isto se espelha no grande leque de sobrenomes encontrados, também pelo que eu saiba, não é preciso colocar o tom de pele em qualquer prova oficial realizada neste território, além das cotas para estes grupos étnicos, também são reservadas cotas para alunos de escolas públicas; natural (como fala um amigo meu), é um programa de inclusão aos que não podem pagar uma faculdade particular, tudo bem, mas este fato ocorre também, em faculdades estaduais/federais, ou seja, os mais esforçados, que foram os melhores no vestibular, independentemente da cor, isso viria a ser uma injustiça com quem estuda e não passa porque sua vaga foi convertida para as cotas. O Brasil, atualmente vive seu topus de descriminação desde o fim da escravidão, entretanto a discriminação não vem mais das outras etnias, mas sim dos próprios discriminados, que reclamam por vagas especiais para eles, mas também lutam pela igualdade racial, é uma ambigüidade como ser um caçador vegetariano . . .
Sem querer ser taxado como racista, mas a constituição diz :”Todos somos iguais perante a lei”, ou seja, não é constitucional favorecer uma minoria com vagas especiais, todos temos direito ? Sim, mas todos temos de igualmente concorrer pelo objetivo, sem favorecimentos por ter estudado em escola particular ou pública, ou ser amarelo, azul, roxo , negro ou branco. Igualdade,Fraternidade e Liberdade, como o lema da Revolução Francesa.

That’s All Folks ~

 
Copyright 2010 ® ~ > Novos Horizontes